CURSO DE CAPACITAÇÃO BÁSICA PARA PREVENÇÃO E COMBATE AO ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Objetivo Geral
O curso destina-se aos professores, diretores, mediadores e demais profissionais de escolas públicas que participarão das ações do PROJETO EU TENHO VOZ – Contra o abuso sexual de crianças e adolescentes, promovido pelo Instituto Paulista de Magistrados (IPAM), e da sua versão on-line, PROJETO EU TENHO VOZ NA REDE.
Objetivos Específicos
- Promover uma compreensão ampliada dos fenômenos do conflito e da violência, com a conscientização dos fatores relacionais, institucionais e sociais que os motivam;
- Introduzir os conceitos da justiça restaurativa e de práticas restaurativas enquanto meios de solução de conflitos e reparação de danos;
- Introduzir os conceitos básicos de mediação enquanto técnica de resolução de conflitos, com especial ênfase à comunicação não violenta, às técnicas de comunicação, importância do diálogo e escuta ativa e sem julgamento;
- Introduzir técnicas e conceitos básicos de mediação escolar;
- Favorecer a identificação de situações em que crianças e adolescentes possam estar sofrendo violência, a partir do entendimento da psicodinâmica familiar abusiva e dos indicadores comportamentais que enunciam tal problemática;
- Qualificar para a escuta e acolhimento dos relatos de crianças e adolescentes que estejam sofrendo violência;
- Habilitar a discussão de casos de forma ética e implicada dentro do contexto institucional;
- Capacitar para a detecção, encaminhamento e acompanhamento de atos abusivos ou negligentes praticados contra crianças e adolescentes;
- Possibilitar a prevenção da revitimização.
QUAL CONTEÚDO?
MÓDULO 1
Introdução aos métodos consensuais de solução de conflitos
Hertha Helena Rollemberg Padilha de Oliveira
Duração: 1h47
Conteúdo
1) Comunicação, Linguagem e Conflito
2) Teoria da Comunicação
a) Escuta ativa. Comunicação nas pautas de interação e no estudo do inter-relacionamento humano
b) Aspectos sociológicos, (ilusórios/imaginários, paradigmas e preconceitos) e aspectos psicológicos (identidade, interesses, necessidades, inter-relações e contrato psicossocial tácito, inter-relações pessoais, profissionais e sociais)
3) Teoria Geral do Conflito. Conceito e estrutura. Aspectos objetivos e subjetivos
4) Formas de resolução dos conflitos: adversariais e não adversariais
5) Comunicação e Conflito.
MÓDULO 2
CNRVV - Prevenção e combate à violência doméstica contra crianças e adolescentes
Conteúdo Geral do módulo 2
• Violência doméstica contra crianças e adolescentes: marcos conceituais.
• A psicodinâmica familiar abusiva
• A intervenção transdisciplinar e o trabalho em rede intersetorial
• O papel da educação na identificação precoce dos casos e na parceria com os atores da rede de proteção à infância e juventude
Dalka Chaves De Almeida Ferrari
Duração: 45min
Conteúdo
1) ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente – um breve olhar
2) Mecanismos e estatísticas das violências praticadas contra crianças e adolescentes.
3) Modalidades de violência, exploração e abusos praticados contra crianças e adolescentes.
4) Cenários sociais e familiares do mecanismo da violência.
5) Consequências físicas, psicológicas e sociais nas vítimas, dos atos praticados de abuso e violência contra crianças e adolescentes.
6) Tipos e graus de gravidade das violências praticadas contra crianças e adolescentes.
Beatriz Dias Braga Lorencini
Duração: 1h03
Conteúdo
1) Ações de Prevenção em Escolas e Organizações Sociais
2) Papel da Educação na prevenção de violência
3) Violência ON LINE; como se prevenir?
4) Proteção da Infância e Adolescência em Rede
Ana Cristina Amaral Marcondes De Moura
Duração: 46min
Conteúdo
1) Como agir ao identificar casos de violência
2) Redes de Proteção à Criança e ao Adolescente
3) Por que devemos trabalhar em Rede para combatermos o fenômeno da violência
4) Como se organizam as Redes de Proteção
5) O que devem alcançar as Redes de Proteção
6) A Lei Federal 13.431- Depoimento Especial e Escuta Especializada
7) Fluxo de Encaminhamento de Situações de Violência Contra Crianças e Adolescentes
Arlete Salgueiro Scodelario
Duração: 1h07
Conteúdo
1) Dinâmica da família em situação de violência.
2) Dinâmica da relação com os profissionais.
3) Como serão afetados na realização de suas ações de proteção.
MÓDULO 3
Mediação Escolar
Monica Haydee Galano
Duração: 1h19
Conteúdo
1) Civilização e barbárie
2) Violência nas escolas
3) Desafios relacionais
4) Do conflito ao litígio
5) Dos direitos às necessidades
6) Porque mediação escolar?
7) Mediação escolar preventiva
8) Uma aula pacífica
9) Mediação escolar no Brasil
10) Público alvo da mediação escolar
11) Etapas da mediação escolar
12) Análise dos desafios para a família na quarentena
13) Sintomas e ações possíveis
14) Convivência, conflitos e comunicação
15) Relações saudáveis nas escolas
MÓDULO 4
Introdução à Justiça Restaurativa
Marcelo Nalesso Salmaso
Duração: 1h11
Andrea Svicero
Duração: 50min
Conteúdo
1) Cultura de Paz e Justiça Restaurativa
2) Conceito, princípios e dimensões da Justiça Restaurativa
3) O círculo de paz
4) Escola restaurativa
MÓDULO 5
Formação Artística e Pedagógica Cia Narrar
Compartilhamento da experiência artística e pedagógica com a trajetória do projeto, levando a reflexão com ações virtuais para as educadoras, educadores e o público adulto.
Unindo as forças da ARTE e EDUCAÇÃO, através da poesia e ludicidade, levando as informações na luta no combate e prevenção às violências físicas e sexuais contra crianças e adolescentes.
Escuta histórias de vida
Patrícia Torres
Duração: 1h09
Vivência formativa artística em vídeo-performance, costurando contos poéticos criados a partir da ESCUTA das violências dos estudantes pela arte- educadora Patrícia Torres no chão das escolas públicas.
Conteúdo
1) Caminhos para a escuta das violências no chão da escola pública.
2) Vivências artísticas nas escolas públicas para promover com os aprendizes reflexão e sensibilização.
3) Abordagens da distopia, utopia (conceito do Paulo Freire como inédito viável) e utopia cósmica nas escolas públicas.
Revisitando a infância
Vânia Lima
Duração: 25min
A formação tem como proposta o revisitar as brincadeiras e as vivências da infância. A partir dessas memórias, partilhar com os educadores caminhos utilizando como base as ferramentas artísticas para a abordagem das violências em sala de aula, por meio de jogos e brincadeiras lúdicas.
Conteúdo
1) Partilhas de jogos teatrais e lúdicos para promover a escuta no chão das escolas públicas.
2) Vivência artística e poética revisitando a infância das educadoras e educadores.